Vou listar aqui 7 espécies de planta carnívora que você pode ter casa, algumas para lugar onde pegue luz solar, outras que vivem até mesmo no interior da residência.
DIONEA - Armadilhas de Boca
Essa é a planta carnívora mais famosa que existe. É a mais conhecida e marcante por ter armadilhas em formato de boca que se fecham quando a presa pisa nelas. Ela também ficou famosa por ser a Planta Carnívora do jogo Super Mario Bros
A Dionea pode ter de 5cm a 15cm de altura, cores e armadilhas de diferentes tamanhos e cores, sendo perfeita para decoração por poder ficar dentro de casa.
![]() |
Dioneas |
DROSERA - Gotas de cola
As droseras são plantas carnívoras que possuem gotículas de uma substância grudenta que segura os insetos. São como se fossem pelinhos cobertos de gotas de cola. A substância pegajosa segura a presa e o braço da planta se enrola levemente, levando o inseto até o local de digestão, geralmente no centro da planta.
Existem diferentes tipos de drosera, com folhas ou braços, grandes, pequenos ou coloridos.
![]() |
Droseras |
SARRACENIA - Jarros
A Sarracenia é uma planta carnívora muito resistente e adaptável a climas extremos. A flor dessas plantas carnívoras aparece sempre na primavera, exalando um odor que atrai insetos polinizadores.
NEPENTHES - Copos pendurados
Nepenthes são espécies plantas de trepadeiras. Com o formato de uma jarra com uma “tampinha”, as Nepenthes têm no seu interior “pelos” que prendem a presa que cai dentro delas, impedindo-as de subir de volta para o exterior.
As Nepenthes têm tamanho variável, mas suas armadilhas podem ser grandes, o que pode acabar gerando um certo acúmulo de presas no seu interior que, por sua vez, pode causar um odor desagradável.
UTRICULARIA - Aquática
Essas plantas carnívoras definitivamente não parecem plantas carnívoras. A Utricularia tem aparência de flor e muitos veem semelhança entre espécies dessa planta carnívora e orquídeas.
Aquáticas, as Utricularias são pequena e têm formato garrafal. Elas hibernam durante o inverno para resistir ao frio e usam a sucção para captura de presas quando estão ativas
A Drosophyllum lusitanicum pertence ao grupo das plantas carnívoras. Essa planta apresenta caules grossos, curtos e as folhas se desenrolam por meio de uma roseta central, cobertas por glândulas com substância pegajosa que permite capturar e digerir as presas (insetos).
DARLINGTONIA CALIFORNICA - Planta de bigode
Conhecida como planta cobra, a Darlingtonia californica, também pertence ao grupo das plantas carnívoras. A planta engenhosa captura os insetos por meio do buraco no qual os mesmos entram e seguidamente são envolvidos por uma secreção viscosa e imobilizadora. Essa secreção por sua vez contêm microrganismos e enzimas que degradam os insetos que caem, digerindo-os.
Comentários
Postar um comentário