Plantas carnívoras são plantas que possuem a capacidade de atrair insetos, aracnídeos ou pequenos animais (como sapos e lagartixas), capturar com armadilhas próprias e se alimentar da presa.
Elas não se alimentam apenas das presas, podendo sobreviver mesmo sem caçar nada. Elas tiram o sustento do solo e dos insetos que pegam, mas conseguem viver apenas do substrato.
Para a planta carnívora comer o inseto, ela usa enzimas digestivas que saem de suas folhas modificadas (armadilhas) e que tem a capacidade de absorver os nutrientes que a presa solta.
Vivem em solos pobres, encharcados ou úmidos, com pH ácido baixo, poucos nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila) e por isso dependemdo nitrogênio contido nas proteínas dos animais, mas, como toda planta, é dependente da energia solar para sobreviver.
Existem vários tipos e espécies de Plantas Carnívoras e nesse blog você irá aprender o cultivo e a manutenção de várias delas.
Mosca capturada por uma Drosera |
As plantas carnívoras podem ser classificadas também de acordo com o movimento que fazem para capturar as presas.
- Plantas carnívoras ativas: se movimentam para capturar as presas;
- Plantas carnívoras passivas: não se movimentam para capturar as presas;
- Plantas carnívoras semiativas: fazem algum movimento após a captura para aumentar a área de contato com a presa, o que permite absorver melhor os nutrientes.
Comentários
Postar um comentário